terça-feira, 30 de janeiro de 2018

O QUE NÃO NOS MATA TORNA-NOS MAIS FORTES

Estes meses têm sido duros, talvez dos mais duros que já passei ao longo da minha vida e não estou a exagerar. Têm sido dias difíceis, duros e que a dada altura tomaram conta de mim física e emocionalmente. Como sabem (porque já aqui escrevi) decidi pedir ajuda e desde aí tenho vindo a melhorar sobretudo emocionalmente, porque há um dia que dizemos Basta.

Além da ajuda que pedi, tive outras ajudas que têm sido tão ou mais importantes que o psicólogo. Este conjunto de ajudas mais algumas que estão para vir, hão-de ser a minha força para sair disto com vida e de cabeça levantada.

Quando não estamos bem, desleixamo-nos com muitas coisas desde a casa às rotinas, à alimentação e o mais grave, desleixamo-nos com nós próprios e eu não fui excepção. Como se não bastasse estar magra demais, descurei todos os outros cuidados que nos fazem sentir bonitas.

A dada altura começamos a aceitar o que nos dizem, não porque nos dizem para fazer ou fazemos porque queremos agradar, mas sim porque fazem sentido e porque queremos ficar bem. E as mudanças podem ser muito ténues e foi mesmo por essas que comecei: arranjar o cabelo; por um bocado de maquilhagem; arranjar as unhas (está agendado) e tentar com que o look do dia seja mais leve e com um ar menos pesaroso (quando as nossas roupas estão todas largas é mais difícil que nos fiquem bem por isso ficamos logo mais limitadas lolol mas com esforço, consegue-se improvisar/melhorar). O resultado foi logo visível pelos comentários que recebi:
- não sei o que fizeste hoje, mas faz mais vezes!!! J
- estás luminosa hoje!!
- estás tão bonita, devias andar sempre assim!!

Isto dito por pessoas diferentes faz-nos sentir melhor, mais positivas.

E depois sabem quando sabemos mesmo que estamos mais fortes? Quando tropeçamos noutra pedra pelo caminho e saímos por cima, de cabeça levantada, sem ir abaixo. E ontem tive a prova disso o que me deu uma certa tranquilidade para comigo mesma.

Não vos vou dizer que os meus dias são todos bons e maravilhosos porque não são. Os meus dias têm tido momentos e sim, já tive momentos de felicidade e segurança e carinho que são o meu combustível para os dias seguintes, e já tive dias em que tive de gerir a angústia e o caos interior e aqui tenho dado o meu melhor.

Sabem a lição mais importante disto tudo? Toda a gente erra e toda a gente tem direito a uma segunda oportunidade. Ter passado por isto faz-me olhar para os outros de forma diferente e pensar (eu já estive ali ou numa situação semelhante). Ontem posso ter sido eu a errar, hoje posso ter de ser eu a saber entender os ‘erros ou acções’ dos outros e olhar com uns olhos diferentes… sem julgar, apenas tentar entender. Quando somos capazes de nos por no lugar do outro sem atirar pedras é sinal que crescemos. Ao superar as dificuldades, crescemos, ganhamos força e maturidade.

E eu cresci.

I'm getting stronger every single day.


2 comentários:

  1. Parabéns pelas "pequenas" (leia-se grandes) conquistas!um dia de cada vez. O agora é o melhor presente de todos os dias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, obrigada Susy pelo seu comentário, pela sua visita!

      Step by step eu chego lá :)

      Beijinhos

      Eliminar