sexta-feira, 31 de julho de 2015

DIA DA AMIZADE

Ontem, dia 20 de Julho, foi o ‘Dia da Amizade’. Vi o Facebook inundado de posts; imagens; declarações a amigos com frases de autores; uma panóplia de declarações como nunca visto.

No meu tempo não era assim, escrevíamos cartas às nossas melhores amigas, apesar de estarmos com elas todos os dias e para mim, uma MELHOR AMIGA era quanto bastasse. As outras eram minhas colegas de escola e para ser sincera, tanto se me faziam. Pelo menos foi assim até ao 9.º ano e a partir do 10.º mudou, éramos uma turma pequena, arranjei uma nova ‘melhor amiga’ mas conseguia gostar muito das outras, ao ponto de ainda hoje sermos amigas e nos encontrarmos de quando em quando (nem que seja de 2 em dois anos ou mais).

A escola terminou, tive alguns trabalhos até ao dia que entrei no meu local de trabalho em Abril de 1996. Foram dias de muito trabalho, meses, anos, e as minhas colegas de trabalho tinham sido minhas colegas de escola, de anos diferentes. Eu era a pequenina quando aqui entrei, e elas tratavam-me como a mana mais nova. Sempre tive tendência para ser mais próxima de uma delas, conseguia conversar e desabafar, aconselhar-me e pensar na vida. Tinha arranjado uma melhor amiga que às vezes me fazia sentir quase como filha, mesmo só sendo mais velha que 13 anos. A nossa amizade cresceu muito, imenso, e até hoje, ela é o meu pilar; o meu ombro onde posso chorar ou sorrir e com ela, tudo é fácil de dizer. Eu também lá estou todos os dias para a ouvir, fazer pensar, aconselhar e tudo e tudo. Por mais estranho que possa parecer, a minha melhor amiga é por acaso minha chefe (detesta que eu diga isso LOL) e ainda hoje tem um espírito super protector em relação a mim.

No dia que acabei por ir ao médico de urgência, ela tinha ficado fechada em casa (na casa de banho) com um voo para apanhar e mesmo sem forças, caminhei até lá à velocidade da luz. Quando me viu obrigou-me a ligar ao Principesco para me ir buscar, e uma hora depois estava no médico.

Agora perguntem-me se lhe dedico posts no Facebook? Se escrevo declarações públicas sobre a nossa amizade? O que importa é que eu sei que ela sabe, o quanto eu a admiro e a valorizo; o quanto eu gosto dela e ela de mim; o quanto nos preocupamos com a saúde uma da outra etc. No nosso local de trabalho todos sabem que somos unha e carne; também sabem que sou o braço direito e o esquerdo como ela diz e há quem me chegue a perguntar se eu não tenho ciúmes da colega A ou B! Até me dá vontade de rir, porque não há colega nenhuma com quem ela possa privar que me cause ciúmes ou coisas do género!

E sou feliz porque tenho uma melhor amiga, mas ao longo destes últimos anos fui encontrado mais uma ou duas pérolas de quem eu gosto tanto, tanto… de coração! Uma pérola que me liga para beber café quando sente que preciso dela (ou quando ela precisa de mim) para partilhar o bom ou o menos bom. Todos temos dias, e é tão bom ter AMIGOS!


Para mim o Dia da Amizade são todos aqueles em que ajudamos os nossos amigos, na hora em que eles precisam. 

2 comentários:

  1. E com esse post, disseste TUDO :-)
    A amizade é mantida e construída no dia-a-dia. E mesmo que alguns amigos estejam distantes, a distância não cria nenhum fosso quando a amizade é sincera e de coração. Vivi alguns anos noutra localidade (mais para norte :-)) e ainda mantenho boas amizades com pessoas com as quais infelizmente não falo todos os dias... mas de uma coisa tenho a certeza: se precisar... elas estão presentes! <3 A amizade é isso mesmo. Saber que estão presentes qdo é preciso.

    Beijos!
    SH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá SH!

      Podes não acreditar, que hoje de manhã enquanto escrevia este post pensava numa das minhas pérolas, e eis que ela me liga para tomar café a correr na hora do almoço, mesmo sem ter lido sequer este post!

      As amizades são assim, ás vezes basta pensarmos nos amigos que eles sentem...

      E sem dúvida que se constroem e crescem, dia após a dia, mesmo à distância!

      Beijo linda, e um bom fim-de-semana

      Eliminar