quarta-feira, 1 de abril de 2015

COMIDA/RECEITAS e BOLLYWOOD

DANÇA

Como sabem, há um mês integrei a turma do Power Bollywood e as aulas estão cada vez mais giras e eu sinto-me cada vez mais à vontade. Neste momento estamos a preparar uma coreografia para uma feira que vai haver na Exponor, nos dias 9, 10 e 11 de Maio. Sempre detestei apresentações em público ou tudo o que me obrigue a subir acima de um palco mas com o apoio das minhas colegas, lá me convenceram a participar. Estou nervosa porque nessa data terei apenas 2 meses de aulas, sendo que muitas delas já lá estão há bastante mais tempo e já sabem parte da coreografia. Mas eu vou conseguir (convenço-me aos pouquinhos LOL). Ontem as Princesas foram comigo, iam assistir à aula mas quando lá chegaram, a professora disse-lhes: ninguém assiste às minhas aulas, por isso, venham fazer a aula connosco e lá foram as duas ihihihihih. No fim diz a princesa mais nova ‘não quero vir mais assistir’ ahahahahah e a minha, na altura diz que quer mas eu sei que quando chegar á próxima já não lhe apetece. A aula foi puxada, tanto na primeira parte de alongamentos, fitness, etc. como na parte das coreografias (ficamos todas a transpirar, foi bom).

COMIDA

O meu pequeno almoço de sempre :)
Hoje acordei com a sensação de estar inchada, talvez porque o período esteja para vir e apesar de continuar a sentir-me inchada, sobretudo nas cochas, a balança disse-me que pesava 53Kg… O peso que mais me conforta é 52,2kg / 52,5kg mas não é um volume assim tão significativo se pensar que há 11 meses pesava 63,700kg. Fico muito feliz pela minha vitória e pelo facto de ter conseguido manter. No dia 5 de Maio de 2015 faz precisamente 1 ano que iniciei a minha última luta contra o excesso de peso e nesse dia, vou tentar fazer um post especial para celebrar!

O meu lanche e snacks (maçã/tosta para a tarde; sementes qd apetece)
Por outro lado a disciplina diária é fundamental e nisso tenho sido coerente, quer nos lanches, almoços e jantares. Ontem uma colega minha dizia-me que sou assim magra porque como saudável e disse-lhe, mais uma vez, que comer saudável não é propriamente o que nos leva a perder peso, mas sim a manter. Para perder temos de comer saudável mas em menor quantidade, esta é uma certeza que ninguém me tira, venha quem vier!



Sim, continuo a comer saudável e lá por casa todos o fazemos até porque quem cozinha sou eu LOLOL! Claro que vamos aprendendo e experimentando coisas e depois aperfeiçoamos algumas que mais gostamos, etc. Por exemplo, esta semana fiz migas de brócolos (leia-se que nem a Princesa mais nova nem o Principesco gostam de brócolos, certo?) e não há quem não coma as minhas migas! As migas são feitas sobretudo com a parte da flor mas custa-me desaproveitar os pés! Resultado, reservei os pés dos brócolos e fiz outra salada (supostamente apenas para mim…) que tinha:
. pés de brócolos finamente cortados (previamente escalfados em água a ferver sem chegarem a ficar moles)
. pickles picados
. 1 tomate cortado (sem a parte mole nem sementes)
. azeitonas às rodelas
. croutons
. sal, azeite e vinagre
Ficou uma salada fresca e crocante e o Principesco só não comeu por causa do vinagre, mas a minha mãe e a minha Princesa também gostaram. Nada se desaproveita.

Outro exemplo de aproveitamento são por exemplo, as cascas dos legumes. Há dias que faço sopa mas quero que a base da sopa seja mais branquinha, rosada ou laranja por isso descasco tudo, inclusive a courgette mas custa-me deitar fora porque não gosto de desperdiçar. Assim sendo, no outro dia fiz legumes no forno crocantes, para acompanhar uma pescada no tacho com coentros.
Receita
. Casca de 1 courgette;
. Casca de 1 batata-doce;
. Casca de 1 cenoura;
. 1 Cenoura laminada com o descascar (obtém-se fatias extremamente finas)
. 1 Batata-doce igualmente laminada com o descascador
Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal de culinária e passei-lhe um fio de azeite (limpei o excesso com papel de cozinha). Dispus os legumes sobre o papel e temperei com sal e pimenta. Levei ao forno sensivelmente 30 minutos (de vez em quando é necessário mexer porque as cascas das pontas tendem a cozinhar mais depressa que os do centro. Resultado, obtém-se uns legumes crocantes e muito ricos em paladar. Só precisam de ter atenção porque minga muito e um tabuleiro cheio desta mistura em cru, fica em nada depois de pronto… Experimentem, vão ver que vão gostar. Podem por exemplo fazer apenas 1 legume para experimentarem, a primeira vez que fiz laminei só 1 courgette (estava delicioso, pena ter rendido tão pouco LOL).

Depois a nossa forma de confeccionar os alimentos também é importante, há uma panóplia de pratos deliciosos que faço em alternativa aos fritos e estufados que resultam super bem e são muito mais saudáveis, que nos permitem fazer refeições deliciosas:
. Pescada com coentros (ou a mesma receita com salsa)
. Caril de legumes com lombinhos de tamboril (se optar por fazer apenas caril, acrescente grão-de-bico em substituição do peixe, por exemplo)
. Quiche de legumes com fiambre e atum (ou a mesma receita com sobras de frango no churrasco; pato ou o que tiverem em casa)
. Pizza com base de frango (podem fazer com atum em vez do frango)
. Filetes de peixe-gato no forno (acho que não vos dei a receita):
Receita:
Tempere os filetes com um pouco do sal, pimenta e alho moídos na altura. Regue com sumo do limão e deixe marinar um pouco, se tiver tempo.
Entretanto escorra os filetes, passe-os por farinha, sacudindo bem o excesso. Misture o pão ralado com o tomilho picado (ou salsa) e o queijo mozzarella (se possível, passe esta mistura na picadora apenas para o queijo ficar em bocadinhos pequeninos).
Unte um tabuleiro de forno com um fio de azeite mas limpe o excesso com papel de cozinha (eu prefiro usar também papel vegetal) e salpique-o com um pouco da mistura de pão ralado. Por cima disponha os filetes cubra com a restante mistura de pão ralado. Regue com um fio de azeite e leve ao forno durante cerca de 20 a 30 minutos.

Enfim, uma diversidade de receitas práticas e saudáveis. Obviamente que não deixei de fazer um bom frango no sal; umas costelinhas grelhadas com batata a murro; bife na pedra; arroz de pato; empadão de carne; folhado de pescada e mexilhão; picanha no sal; arroz de feijão com carapau fritos, etc! O importante é saber intercalar estes pratos mais pecaminosos com os outros, mais aconselhados para a perda/manutenção do peso!


Sabem o que vos digo? Se gostarmos de cozinhar e não tivermos medo de arriscar na cozinha, é meio caminho andado para o sucesso!

E mais... hoje tive uma encomenda: um bolo de comunhão para 45 pessoas! OMG... Medo :)

Beijos e abreijos e até já!

5 comentários:

  1. Um bolo de comunhão para 45 pessoas? :-)
    Isso para ti é "a piece of cake" :-))))
    Beijos!
    SH

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS (atrasados), querida Teresa! Bem me parecia que fazias anos pouco depois da minha filhota, mas afinal a diferença era de apenas UM dia. Espero que tenhas tido um dia 5 estrelas e com as pessoas que fazem parte do teu coração.
    Sê feliz!
    Beijinhos
    SH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADA SH!! Parabéns atrasados à tua Princesa, espero que ela tenha tido um dia muito feliz!!!!!!!!!! O meu também foi, obrigada!

      Tu também faz o favor de ser feliz, sim?

      Beijooooooooooooo de <3

      Eliminar
  3. olá Teresa, sigo atentamente o teu blogue por conta do livro dieta dos 31 dias e tens sido uma inspiração para a perda de peso que necessito mas que constantemente adio... com 41 anos, 3 filhos e 73kgs nem sempre é fácil manter o foco... posso tirar duvidas contigo? através de email? e o endereço? obrigada e beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, claro que no que eu puder ajudar, estou disponível!

      Aqui tens o meu endereço de email:
      teresa.pinto.baptista@gmail.com

      Beijinhos e fico à espera de notícias!

      Eliminar