terça-feira, 30 de setembro de 2014

O exercício aliviou-me a 'FLU' e a Alma

Antes de mais obrigada a todas pelos mimos! Gosto-vos!

Ontem saí do trabalha feita num farrapo. À noite íamos ser apenas 4 para o jantar (como a minha vida muda... APENAS 4 LOLOLOL), sendo que a minha mãe já foi embora e só volta em Dezembro, e a princesa mais velha foi ao dentista e depois acabou por ficar com o pai. Restava eu; Principesco; Princesa mais nova e o meu irmão. Para o jantar tinha sopa de espinafres e resolvi fazer um jantar simples: bifes grelhados com esparguete e salada de alface. Sim, continuo a ter de fazer hidratos por causa do meu mano.

Saí e fui buscar a princesa. Tinha imensas dúvidas se conseguiria ir ao ginásio e o Principesco insistiu para que eu fosse. Fomos a casa adiantar as coisas e levei a princesa comigo, depois o pai apanhou-a. Comecei o meu treino habitual na elíptica e a verdade é que acabei por me render ao exercício. Fui buscar energia à banana que tinha comido antes, comprada na mercearia a caminho do ginásio uma vez que como nem tinha fome, me tinha esquecido de lanchar (eu sou daquelas que odiaria fazer figuras tristes no ginásio por falta de açúcar por isso sou incapaz de fazer algum treino sem comer!).

O que é certo, é que o exercício me aliviou a alma da gripe e também de alguma tristeza que sentia. Fiquei mais bem-disposta; mais leve, airosa e sorridente. No fim do treino senti uns nós/dores na garganta, um misto de dor e arrepios mas a coisa compôs-se até me deitar. Hoje já não sinto aquele zumbido na cabeça nem me sinto febril. Apenas me sinto derreter e sem força para me arrastar por causa do calor que se sente aqui no escritório… Siga…

Amanhã o meu irmão vai ser internado novamente para colocação da PEG. Vamos ver como corre, mas cada dia tenho menos fé; cada dia que passa percebo que a preocupação dele é beber e fumar; fumar e beber! Quando me zango com ele apenas me diz: ‘um dia paro com tudo, não te preocupes!’. Respondo-lhe ‘também eu, ninguém é eterno!’ Palerma, só com um trapo molhado na cara (e acredito que nem assim). Não acredito que ele vá sequer ponderar a hipótese de ficar numa unidade de cuidados continuados como devia, e temo pelo que possa estar para vir…

O facto de a colocação da PEG ter sido adiada, implicou também o adiamento do começo da quimio. No dia 17 de Agosto quando ele foi pela 1.ª vez à urgência tinha apenas um papo no lado direito, agora já tem um papo do lado direito; um do lado esquerdo e ferida nos dois… Ao que parece já são 2 feridas de cada lado que sangram e precisam ser drenadas. Horrível, enfim :(

Sobre comidas: fiz uma sopa de peixe simplesmente deliciosa este fim-de-semana. Inspirei-me nesta receita do blog ‘Cinco Quartos de Laranja’ mas não coloquei os coentros (substitui por salsa, que tem um aroma mais suave) nem os ovos. Usei 3 postas de pescada e 1 rabo; 2 sardinhas e 1 posta de bacalhau. Quando juntei o peixe ao caldo adicionei ainda miolo de camarão congelado. Não tirei fotos, fica para uma próxima!

Deixo-vos com a receita da laranjinha:

Ingredientes:
500 g de rabos de pescada congelados
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
225 g de batata
400 g de curgete
150 g de cenoura
200 g de tomate maduro
1,7 L de caldo de cozer o peixe
200 g de massa cotovelos
2 ovos
10 g de coentros
Sal e pimenta-preta q.b.


1. Cozer os rabos de pescada, depois de descongelados, em água temperada com sal. Depois de cozida, reservar o caldo de cozedura.
2. Limpar o peixe de peles e espinhas.
3. Numa panela, refogar em azeite a cebola e os dentes de alho picados.
4. Descascar e cortar em pedaços a batata, a curgete, a cenoura e o tomate.
5. Assim que a cebola quebrar, adicionar os legumes cortados e regá-los com o caldo de cozedura do peixe.
6. Temperar com sal e pimenta preta a gosto.
7. Quando os legumes estiveram cozidos, com uma varinha mágica, reduzi-los a puré.
8. Juntar o peixe e a massa cotovelos.
9. Quando a massa estiver cozida, adicionar os ovos batidos. Mexer.
10. Retirar do lume e juntar os coentros picados.

Sem comentários:

Enviar um comentário