quarta-feira, 7 de maio de 2014

Asneiras (por defeito)

Hoje é dia de mais um tratamento, vamos ver como corre! Em relação à comida vejamos as asneiras:

. Pequeno-almoço – zero!
. Almoço – sopa;
. Meio-da-tarde – 1 maçã;
. Jantar – sopa e um bocadinho de salada;
. Ceia – chá;
. Durante o dia – tenho bebido bastante água;
. Exercício – zero;


Quando nos chateamos tendemos sempre para um lado, sempre com exageros… Desta vez exagerei por defeito, em vez de ser por excesso. O que é certo, é que andava mesmo desapontada comigo mesma por abusar consecutivamente. Vou ver se ganho tino na cabeça e se encontro um equilíbrio aqui algures…

3 comentários:

  1. Boa tarde,seria possível colocar aqui a receita da sua sopa? Porque é que ao jantar come mais do que ao almoço? Obrigado bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Curioso porque ainda hoje respondi essa mesma questão a outra menina... Aqui tem a minha resposta:

      Muita gente opta por fazer 1 refeição só de sopa e geralmente deixam essa refeição para a noite. Eu optei por comer apenas sopa ao almoço e à noite fazer 1 refeição completa e passo explicar porquê:
      . Depois do almoço vamos trabalhar e é muito mais fácil gerir as tentações quando não as temos por perto, logo, se estiver com vontade de trincar recorro ás sementes que tenho sempre comigo no escritório ou até mesmo 1 tosta se estiver difícil de aguentar até á hora do lanche;
      . Se jantarmos só sopa, ficamos desconsoladas e o mais provável é que passemos a ir ao frigorífico de ½ em ½ hora depenicar um bocadinho de queijo; um pedacinho de fiambre, etc. e não é isso que pretendemos;
      . O jantar é a única refeição que fazemos em família e temos de dar o exemplo aos nossos filhos que se deve comer de tudo e bem. Começamos pela sopa e o que eu fiz é que apenas comia ½ prato de sopa mas fazia ‘render o peixe’ comendo devagar. Depois vem o prato principal e não vamos ficar especadas a vê-los comer porque a meu ver não faz qualquer sentido… A primeira decisão é não repetirmos uma 2ª dose; a 2ª é servirmo-nos do mesmo que eles mas em menor quantidade (1 bife pequeno; 1 posta de peixe mais pequena; etc.). Depois temos os acompanhamentos (lá em casa já há muito tempo que não comemos arroz, massa ou batatas à noite por isso foi tranquilo) e é fundamental que eles também comam legumes por isso fui descobrindo formas diferentes de cozinhar legumes para que todos comêssemos (de vez em quando lá tinha que fazer uma salada de alface para a princesa mais nova que é mais esquisita com os verdes mas sempre as incentivei/obriguei a comer legumes). Mesmo os legumes para mim servia em quantidades moderadas porque o que nós queremos é aprender a comer menos!

      Espero ter respondido á sua questão e o meu obrigada pela sua visita!

      Eliminar
    2. Faltou-me a receita da sopa, aqui tem a resposta (também já respondi a essa questão aqui no blog por isso fiz copy paste):

      A sopa tenho feito de forma diferente. É verdade que como apenas 1 concha (basicamente ½ sopa) mas faço daquelas que gosto mesmo para me sentir reconfortada e não parecer que estou de castigo. Todos sabemos que são muito mais saudáveis aquelas sopas em que metemos tudo para dentro da panela, colocamos água, deixamos cozer e passamos no fim mas eu tenho feito de outra forma! Em primeiro lugar coloco a cebola no fundo da panela com um fio de azeite e deixo-a estalar até ficar muito douradinha (sem queimar); depois depende, se por exemplo colocar caril coloco-o ainda neste 1º refugado para acentuar o sabor. Depois acrescento uma porção de grão ou feijão, mexo e de seguida os legumes escolhidos. Acrescento um pouco de água e os respectivos temperos e deixo-os estufar lentamente. No fim, quando já estão bem macios, passo-os com a varinha. Aqueço água na chaleira e vou acrescentando até estar no ponto desejado. Junto mais uma pequena porção de grão ou feijão e eventualmente espinafres ou outro legume a gosto. Deixo acabar de cozer e sirvo. O grão ou feijão têm proteínas por isso acaba por ser uma sopa mais rica! Não ponho batata nem misturo cenoura com abóbora, optando por uma ou por outra! Lá em casa têm-se maravilhado com a minha sopa e o Principesco repete sempre ‘Que rica sopinha’. Se por exemplo não acrescentar nenhum legume depois de a passar, sirvo ao lado uma tacinha com sementes de girassol tostadas com uma pitada de sal! É uma boa alternativa aos croutons e lá em casa já tenho inúmeros adeptos!

      Eliminar