terça-feira, 26 de novembro de 2013

ITÁLIA, Dia 3

VENEZIA SANTA LUCIA

Veneza… Veneza é sinónimo de água mas também de beleza… Em Veneza não há avenidas, há canais! Em Veneza não há carros, há barcos e gôndolas! Em Veneza respira-se arte e história! Veneza encanta-nos pela sua razão de ser… Em cada viela vemos máscaras venezianas e os artesãos de cristal de Murano! Delicioso vê-los trabalhar… Os Gondoleiros apareciam em todo o lado com o seu típico chapéu de palha e fitas pretas, e as suas camisolas listradas em preto e branco! Senti-me no meio de um cenário… sentia que a qualquer momento podia ver correr à minha frente mercadores medievais! Veneza é sinónimo de comércio… 80% da população em Veneza são turistas! As lojas topo de gama (Gucci, Giorgio Armani, Ermenegildo Zegna, Emilio Pucci, Valentino, Prada, Dolce & Gabbana, Salvatore Ferragamo, Roberto Cavalli, Trussardi, Versace, Krizia, Etro, Miu Miu, Laura Biagiotti, Max Mara, Fendi, Moschino, Missoni, Brioni, Luxottica, Bulgari, Tod's e Louis Vuitton) estavam sempre com clientes, na sua maioria Orientais!
Para mim é a cidade mais romântica que já conheci e inigualável…

O nosso primeiro dia em Veneza foi assim… Apanhamos um comboio às 09h16 que demorou precisamente 10 minutos a chegar ao nosso destino: Venezia Santa Lucia! Fomos directos à Piazza San Marco. A caminho passamos no mercado de pexaria e depois a paragem obrigatória na Ponte de Rialto! Visitamos a Basílica di San Marco e a praça! Depois bebemos um café no Hard Rock Café para reorganizar a nossa visita à cidade! Passamos no Museu Cívico de Correr; Café Floriano e nos Leões de S. Marcos. Passamos no Palácio Ducale e seguimos pela marginal até ao Arsenal; seguiu-se o Museu Histórico Naval e toda a zona de Gardini até à Bienal Internazionale de Arte!
Entretanto o Principesco tinha avistado o cacilheiro Português Trafaria Praia, que foi transformado numa obra total pela nossa artista Joana Vasconcelos, para a representação de Portugal na Bienal Internacional de Artes Plásticas de Veneza. Tivemos a excelente oportunidade de ver a exposição e sentir orgulho em sermos Portugueses!
Em seguida percorremos os jardins da Bienal e fomos até à zona das artes, paredes meias com o castelo e com o arsenal.
Basicamente foi um dia passado a percorrer ruas e vielas nesta cidade tão cinematográfica que é Veneza! Ainda passamos em San Zaccaria; Stª Maria del Giglio; Teatro La Fenice; Ponte Dell’Academia; Campo San Barnaba entre outras! Entretanto paramos para beber mais um spritz e comer um arrolato!

À noite jantamos junto ao Grande Canal no ‘Riva del Vin’aqui!





Veneza é a cidade do Amor! 

Sem comentários:

Enviar um comentário