quinta-feira, 6 de junho de 2013

Summer JUMP Challenge # 10 e 11

Bom dia!

Passei para vos dizer que…
Não está fácil entrar nos eixos…
Amanhã, amanhã, amanhã…
É sempre AMANHÃ!

Deixo-vos este poema maravilhoso de Álvaro Campos, Heterónimo do Grande Senhor, Fernando Pessoa...

ADIAMENTO

Depois de amanhã, sim, só depois de amanhã...
Levarei amanhã a pensar em depois de amanhã,
E assim será possível; mas hoje não...
Não, hoje nada; hoje não posso.
A persistência confusa da minha subjetividade objetiva,
O sono da minha vida real, intercalado,
O cansaço antecipado e infinito,
Um cansaço de mundos para apanhar um elétrico...
Esta espécie de alma...
Só depois de amanhã...
Hoje quero preparar-me,
Quero preparar-me para pensar amanhã no dia seguinte...
Ele é que é decisivo.
Tenho já o plano traçado; mas não, hoje não traço planos...
Amanhã é o dia dos planos.
Amanhã sentar-me-ei à secretária para conquistar o mundo;
Mas só conquistarei o mundo depois de amanhã...
Tenho vontade de chorar,
Tenho vontade de chorar muito de repente, de dentro...

Não, não queiram saber mais nada, é segredo, não digo.
Só depois de amanhã...
Quando era criança o circo de domingo divertia-me toda a semana.
Hoje só me diverte o circo de domingo de toda a semana da minha infância...
Depois de amanhã serei outro,
A minha vida triunfar-se-á,
Todas as minhas qualidades reais de inteligente, lido e prático
Serão convocadas por um edital...
Mas por um edital de amanhã...
Hoje quero dormir, redigirei amanhã...
Por hoje, qual é o espetáculo que me repetiria a infância?
Mesmo para eu comprar os bilhetes amanhã,
Que depois de amanhã é que está bem o espetáculo...
Antes, não...
Depois de amanhã terei a pose pública que amanhã estudarei.
Depois de amanhã serei finalmente o que hoje não posso nunca ser.
Só depois de amanhã...
Tenho sono como o frio de um cão vadio.
Tenho muito sono.
Amanhã te direi as palavras, ou depois de amanhã...
Sim, talvez só depois de amanhã...

O porvir...
Sim, o porvir...

Álvaro de Campos, in "Poemas"
Heterónimo de Fernando Pessoa

Amanhã…
Amanhã…
Amanhã…

Não me posso despedir sem antes deixar os meus sentimentos à família do pequeno Rodrigo, que faleceu ontem no IPO, vítima de Leucemia, com apenas 3 anos de idade… Ficamos simplesmente sem palavras… :(

5 comentários:

  1. :)

    Partilho da admiração por Fernando Pessoa, e de todos os heterónimos Álvaro de Campos é dos meus favoritos! Bela escolha, Teresa :)

    Como disse a Paula, não se sinta na obrigação de nos motivar, não é essa a ideia! Todas sabemos como isto é difícil.

    A Teresa estava a comer mesmo pouquinho e a fazer muito exercício, agora o seu organismo provavelmente está a chamar por si e a dizer "estou com fome, alimenta-me!!". Não sei se é o seu caso, mas foi mais ou menos isso que se passou comigo há uns tempos atrás. Fiquei frustrada e desesperada porque tinha impulsos para comer que, de facto, não conseguia controlar. E eles ainda aparecem às vezes, especialmente em dias tristes, de stress ou ansiedade... Mas agora faço uma dieta menos restritiva e isso ajuda, apesar de os resultados não serem tão rápidos.
    Respire fundo e pare para refletir...
    Evite os pensamentos do tipo "sempre ou nunca", por exemplo, "hoje como isto porque a partir de amanha já não vou comer". Isso não contempla a nossa falibilidade enquanto seres humanos! É impossível estar em controlo alimentar restrito 24 sobre 24 horas durante muito tempo! Ou o "perdido por 100, perdido por 1000" (já que hoje "traí" a dieta, vou trair até ao fim). Temos que saber "trair" e fazer "inversão de marcha" logo que possível...
    São muitas vezes este tipo de pensamentos negativos que nos atraiçoam! E desculpe, Teresa, se não é nada disto que se passa consigo e estou para aqui a "mandar bitaites", como se costuma dizer! Mas pode ser que haja mais guerreiras que se identifiquem com isto :)

    Temos que valorizar as pequenas vitórias e o que já conseguimos atingir, quanto mais não seja termos dado um grande passo na direção de um estilo de vida saudável, que é isso que queremos a longo prazo, ser mais bonitas e saudáveis, sentindo-nos bem na nossa pele :).

    Tem o meu (nosso) apoio. Sei que isto nos frustra por isso venha desabafar, como nós fazemos. Os dias não são todos iguais, não esperamos que esteja sempre feliz e motivada!

    Um beijo enormeeee e um abracinho :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula (a de sempre) :D6 de junho de 2013 às 13:49

      Olá Daniela!

      Identifico-me totalmente com os seus "bitaites"...e sim eu tb estou numa fase em que tive de tornar a dieta menos restritiva...já começava a sentir novamente compulsões em relação a alguns alimentos nomeadamente doces...

      Concordo completamente consigo às vezes temos que ser menos exigentes connosco próprias e acalmar a ansiedade que a dieta nos causa.

      Esta semana resolvi introduzir mais hc nas várias refeições e tb resolvi dormir mais e não me levantar tão cedo para caminhar e saltar à corda...começava a andar mt cansada e tb stressada...acho que isso não ajuda na perda de peso.

      bj grande!

      Eliminar
    2. Olá Daniela!!!
      Olá Paula (a de sempre)!!!
      Obrigadas!!!!

      Tim tim por tim tim Daniela, nos seus 'bitaites'! Foram todos na 'muche'...

      Ambas foram directas aos pontos 'fracos'...

      Não vou desistir... (não vamos desistir) ainda temos quase dois meses para dar mais um passo em relação a esta matéria... Já dividi o meu objectivo por fases e ficaria feliz se conquistasse pelo menos uma etapa...

      Passo a passo vamos lá chegar e com a vossa ajuda, mimos, palavras doces e assertivas, beijinhos a abraçinhos será muitooooooooooo mais fácil!

      Beijinhos grandes nas duas!!!!


      Eliminar
  2. Paula (a de sempre) :D6 de junho de 2013 às 14:09

    TERESA!!

    A frustração é sempre a nossa pior inimiga...please DON´T GIVE UP!!

    Cd uma de nós precisa encontrar o seu caminho...as suas armas para lutar na sua própria luta! Todas par o mm objectivo que é uma perda de peso saudável.

    Estamos consigo nas vitórias, mas tb nas derrotas...daí nos auto-intitularmos de GUERREIRAS :)

    Espero que as nossas palavras a animem um pouco e que encontre rápido o caminho de retorno...nós continuamos cá lado a lado com os braços abertos para a confortar e partilhar as nossas angustias tb.

    Um abraço forte! bj grande! DONT´T GIVE UP TERESA :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PAULA!!! eheheeh CONSEGUI OUVI-LA CHAMAR-ME!

      JÁ ESTOU EM SENTIDO... :P :))))

      E não, não vou abaixo... com a vossa ajuda que é PRECIOSA.
      Às vezes dou por mim em casa a pensar em vocês, na hora em que me sinto culpada... Na hora da tentação acho que nem penso, sigo impulsos descontrolados e quando dou conta, já está! Mas penso no que pensarão e se sentem o mesmo (já sabemos que sentimos inúmeras coisas em comum)... Já sabemos que nos sentimos ridículas no 'depois' mas o mal está feito... Sabemos que nos tornamos de facto muito exigentes e nos damos poucos créditos. Somos ou sou a primeira a achar defeitos em mim e a 'deitar-me abaixo'... Enfim, it's time to move on!!!!!

      Vou-me acalmar, palavra de GUERREIRA!

      Impossível desistir com VOCÊS AQUI <3

      Eliminar