sábado, 18 de maio de 2013

INTROSPEÇÃO

Hoje é sábado e faço o rescaldo do dia de ontem… Novamente um dia conturbado pelas emoções e sentimentos. Disseram-me que me tornei egoísta e uma das causas é ‘supostamente’ a dieta! Lembraram-me que há um ano atrás o meu ‘obejctivo de vida’ era o mesmo: perder peso! Sou obrigada a discordar… Dou razão a quem me disser que a minha vida parece girar em torno da dieta, mas isso não condiciona os meus actos! Não deixo de sair de casa; socializar; participar em jantares (feitos por mim ou não)… Não deixo de passar fins-de-semana fora por ‘estar de dieta’!  Sim, foi um homem que me fez este conspecto (só podia LOL).
Lembrou-me e bem, que faz precisamente um ano dia 23 de Maio, que comecei a dieta da LEV. Fui ler o meu ‘diário pessoal’ e é verdade… Achei piada a uma expressão minha ‘estou determinada que nem uma burra’. E fiz, naquela altura tudo certinho, de acordo com as instruções do nutricionista. Não vos sei dizer o que é mais fácil, ter alguém que nos controla ou sermos autónomas… Ir às consultas obriga-nos a ser mais determinadas, lembro-me de me dizerem que uma cereja punha em causa um dia de dieta; uma trinca num pão também. Em 41 dias perdi 8kg, chegando aos 55kg. Mas depois, não tive condições psicológicas nem económicas para continuar e não cheguei a fazer a fase 4. Comecei a engordar e em pouco tempo foi literalmente dinheiro deitado fora. Quais são as minhas alternativas na presente data? Não sei, mas acho que preciso de um comprimido milagroso que me iniba a ‘vontade de comer DOCES’. Tenho-me esfalfado no ginásio e mesmo assim é igual ao litro… Estou igualzinha, sem tirar nem por… Começo a ficar com as pernas e os braços mais definidos, mas sinto-me na mesma volumosa e nem sequer me atrevo a medir a anca!

Bom, isto tudo para dizer que… Todos os dias somos postas à prova, se não pelos alimentos, pelas pessoas que nos rodeiam! Não sou uma fraude, sou uma pessoa com dificuldades em controlar o meu corpo. Com o resto, eu posso bem.

Quando tive anorexia nervosa andei numa psicóloga uns meses… Foi uma ajuda imensa, confesso. Apenas porque tinha ali uma pessoa que me fazia pensar na vida, nas razões que me levaram ali, àquele estado! Atualmente questiono-me, por vezes, se não devia fazer uma introspeção profunda, novamente. Lembro-me da Dr.ª Ivone me perguntar:
. O que é que a Teresa quer da vida?
. É feliz?
. O que é que a faz feliz?
. Tem medos?
. Como se caracteriza?
. Como se relaciona com a comida?
. O que é que sente quando não come?
. Porque é que…
. E porque que é que…
. Etc.

Cheguei a pensar que estava a viver novamente a fase dos porquês, porque percebi que para TUDO NA VIDA existe uma razão! Neste momento terei de me fazer novamente uma série de perguntas, se quero chegar a algum lado. Nós sabemos que está tudo relacionado (o trabalho; as relações pessoais; a nossa condição económica; a nossa relação com os familiares, etc.). No meio de tudo isto, estará certamente a resposta que devo andar a obstruir com ‘comida’. Algo na minha vida está ofuscado por esta vontade desmesurada de recuperar a minha forma; de controlar o meu corpo, física e psicologicamente. O tal equilíbrio que falo, existe, só precisamos das ferramentas para lá chegar…

Bom, e agora vou de fim-de-semana, para convívios familiares de que eu tanto gosto e hoje, no
papel de anfitriã ao lado do Principesco. Já fiz uma Pavlova e o menu vai ser picanha em crosta de sal, com feijão preto; farofa e couve mineira! Claro que não vai faltar a salada, o arroz branco e as batatas fritas… Temos 5 adolescentes que nos aniquilavam se não lhes dessemos tudo a que têm direito! LOLOLOL

Bom fim-de-semana para todas as meninas e desculpem este desabafo… Precisava de teclar um bocadinho…

Obs: hoje já tratei de vida… Já corri 5km na passadeira; fiz 10 minutos na Power Plate e uma aula de Jump! E… já tenho o meu plano de treinos que vou começar segunda-feira! Oba, oba J))))

2 comentários:

  1. Boa tarde Teresa, boa tarde guerreiras :)

    Tenho andado um pouco ausente, a faculdade está a tirar-me o tempo todo, e no fim de semana estive fora. Mas não há um único dia em que não venha cá espreitar :))).

    Teresa, não mude o nome ao blog. Não faz sentido nenhum mudá-lo :)

    Somos, muitas vezes, julgadas por esta nossa constante preocupação. Mas o que as pessoas que nos julgam não conseguem ver são as emoções profundas que estão por detrás de tudo isto... E que mexem realmente cá dentro.

    Também ando na psicóloga... E sim, esta introspeção está a fazer-me muito bem. O que me acontece é que a restrição leva, mais cedo ou mais tarde, à compulsão... Então tenho tentado relaxar em relação à comida e à dieta. E sobretudo em relação à balança e ao que aqueles números fazem na minha cabeça. Mas por detrás desta nossa relação com o corpo e com a comida está uma base emocional que cada uma de nós tem que descobrir. E a Teresa não está sozinha nisto.

    Por isso força, espero que estejam todas a ter um ótimo fim de semana.

    E que todas nós possamos encontrar o nosso equilíbrio :)

    Beijo grande grande para todas as meninas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela!

      Obrigada por ser já uma leitora assídua!

      De facto só quem passa por isto é que reconhece o quanto isto nos faz sofrer... 'Perder peso' não deveria ser objetivo de vida para ninguém, a não ser quando fosse mesmo uma questão de saúde, mas para nós, este objectivo condiciona-nos tanto... Tanto que as pessoas que nos rodeiam nem sequer imaginam (ou muito poucas pessoas sabem...).

      Sofremos porque comemos; porque não resistimos; torturamo-nos em pensamentos no ANTES e no DEPOIS de comer... Parece tão insignificante aos olhos dos outros que só os que também sofrem é que SABEM!!!!!!!!!!

      Tenho dias que me apetece deitar a balança fora… É uma relação muito estranha esta, nós com os números… Será que algum dia vamos conseguir encontrar o nosso caminho?

      Quero acreditar que sim! Vamos acreditar que SIM!

      Boa sorte para si e para os estudos!!!! Beijinhos grandessss!!

      Eliminar