quarta-feira, 13 de julho de 2016

FRUTA FEIA

Não há muito tempo uma colega minha falou-me na Cooperativa FRUTA FEIA, um projecto colectivo contra o desperdício alimentar. Para já, já são 1507 consumidores inscritos!

Para saberem um pouco mais…
O principal objectivo da Fruta Feia é reduzir as toneladas de alimentos de qualidade que são devolvidos à terra todos os anos pelos agricultores e com isso evitar também o gasto desnecessário dos recursos usados na sua produção, como a água, as terras cultiváveis, a energia e o tempo de trabalho. Ao alterar padrões de consumo, este projecto pretende que no futuro sejam comercializados de forma igual todos os produtos hortofrutícolas com qualidade, independentemente do tamanho, cor e formato.

Numa primeira fase do projeto, com a implementação da Cooperativa Fruta Feia em Lisboa, almejamos ter um impacto local que abranja a respectiva região de Lisboa e Vale do Tejo. Numa segunda fase do projecto, através de delegações locais, ambicionamos elevar este impacto a uma escala nacional, fomentando e facilitando a replicação deste modelo alternativo e sustentável de consumo noutros pontos do país.

Como impactos paralelos estão a consciencialização da população para a problemática do desperdício alimentar e para o facto de que alimentos feios não são lixo, e também a possibilidade de consumir produtos regionais a um preço mais baixo.

Não demorei muito a pedir a minha adesão e hoje vai ser o 1º dia que vou buscar o meu cabaz. Optei pela cesta grande que custa 7,00€, mas podia ter optado pela cesta pequena que custa 3,50€. Sendo que é a 1.ª vez, tenho um acréscimo de 5,00€ que corresponde à cota anual.

omeucabazdehojecontemisto
Amanhã conto-vos tudo e tudo sobre o meu primeiro cabaz!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário