sexta-feira, 18 de março de 2016

Falar com o Coração

desenhooriginalteresabatista2008
Todos sabemos como a vida está difícil e que temos de ter prioridades na nossa vida, que nem sempre são as que mais desejávamos. Eu adoravaaaaaaaaaaaa poder andar bem vestida, bem calçada, com uma boa carteira, ir ao cabeleireiro todas as semanas e não ter de me preocupar se gastei 200€ ou 300€ no supermercado este mês. Adorava não ter o stress de ‘precisar de fazer um pé-de-meia’ para o caso de amanhã ter um stress de saúde (como foi o caso este mês, quando para meu espanto fiquei a saber que a biopsia mamária não é comparticipada pela Segurança Social e só nesse exame desembolsei 186€).

Ser mãe solteira tem disto, só podemos contar com um ordenado para o bom e para o mau. Não ganho bem, nem ganho mal, ganho o razoável para conseguir viver, pagar as contas ao fim-do-mês e não ter cartões de crédito. Se há dinheiro compra-se, se não há, não se compra.

Esta semana tive um stress relacionado com dinheiro, que me deixou com um nó na garganta sem saber o que fazer. Emendar as coisas e comprar o que não tinha comprado, sacrificando o meu ordenado deste mês, gastando provavelmente dinheiro que me iria fazer falta? Por outro lado comprar agora pareceria uma moeda de troca, e iria soar a falso num ‘toma lá dá cá’ e não seria verdade porque as coisas não eram assim! Ser honesta e sincera e explicar que não tinha comprado porque com a minha saída de casa no fim de Dezembro, vi-me a braços com uma série de despesas (rendas adiantadas; requisitar contadores; pagar as mudanças; mudar fechaduras; comprar frigorífico; placa; etc. etc.) que me deixaram falida? Explicar que estava a tentar recuperar e este mês gastei 400€ em despesas de saúde? Ommmmmmmmm… Não me conseguia decidir…

Depois de pensar e pensar e dar voltas na cama resolvi que a honestidade acima de tudo! Ganhei coragem  e escrevi às pessoas A; B e C e abri-lhes o coração. Quando chegou a primeira resposta chorei… De alívio por ter resolvido isto que me assombrava; de felicidade por ter lido palavras tão ternurentas e carinhosas, de  uma amizade que se veio a mostrar maior do que eu imaginava.

As voltas que dei na cama compensaram, fizeram-me ver que por mais que me custasse dizer a verdade, a recompensa seria algo muito superior!


Just love my friends <3

Sem comentários:

Enviar um comentário