segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Balanço do NATAL

Ora cá estou eu depois das festas, se bem que as festas ainda não terminaram e pelo que nos espera, só lá para depois dos Reis!

O nosso Natal foi abalado pela perda da avó do Principesco no dia 19 deste mês e como apanhamos o fim-de-semana, o funeral foi apenas no dia 22, quase colado ao natal! Eu gostava muito da Avó Lina, apesar de a conhecer apenas há pouco mais de dois anos; era uma velhinha com os seus 93 anos que com algum esforço até se conseguia lembrar do meu nome! Confesso que o velório e funeral me custaram imenso, mais do que eu podia imaginar; em primeiro lugar porque passei aqueles dias a lembrar-me da morte do meu pai que já foi há 21 anos, mas também aconteceu muito próximo de Natal; em segundo lugar porque eu tinha um carinho grande por ela (sentia-o cá dentro) e depois porque o Principesco ficou também muito abalado; as primas, o pai, toda a família! Enfim, é das poucas certezas que temos na vida é que todos nascemos e ninguém escapa à morte!

Falando agora de coisas menos tristes, eu adoro ter casa cheia! Fico stressada e levanto-me com as galinhas para ir para a cozinha; preparo tudo com uma entrega total porque gosto de saber que dei o meu melhor! Sou insegura é verdade e acho sempre que os outros fazem melhor que eu mas na verdade, também faço e o que faço acaba por sair bem (ou quase sempre bem!). De doces fiz leite-creme; pão-de-ló; sonhos; arroz doce e profiteroles recheados com chantilly e cobertos com caramelo. As rabanadas e a aletria foi a sogrinha que fez! De entradas servimos queijo da serra; queijo curado; presunto; azeitonas e bolachinhas variadas (e tostas) para acompanhar os queijos! É um dia em que não faço grandes entradas porque quero mesmo é que todos saboreiem o bacalhau! O jantar foi o prato tradicional do bacalhau cozido com batatas; grelos; penca; ovos cozidos e polvo cozido.

No dia 25 tive de fazer a roupa-velha pela primeira vez sozinha (no ano passado tinha a minha mãe que me orientou, sim, nos anos anteriores passava sempre o Natal na minha irmã e nunca tive de cozinhar!). Assim sendo o almoço começou com a roupa-velha que estava absolutamente deliciosa (eu sou fã/doida/maluca por este prato) e de seguida servi o borrego assado no forno com batatinhas e arroz, mais grelos salteados em azeite e alho. O borrego esteve no forno 4 horas a assar e alem de não estar seco, estava muito, muito saboroso (a sogrinha tratou dele até ao dia 24 e eu terminei os temperos no dia 25 e preparei o assado, conclusão, fazemos uma boa dupla J ). De tarde consegui sentar-me no sofá por volta das 15h30 e ainda fechei os olhos enroscadinha no Principesco. Depois fiz uma canja de galinha que estava igualmente boa e terminaram assim as nossas festas daqueles dois dias! Eramos 12 no dia 24 e 10 no 25. Bem, a azáfama foi tanta que engordei… 100grs! LOLOL Posso dizer-vos que comi de tudo, apenas não bebi álcool quase nenhum (devo ter bebido ½ copo, acho!).

Ainda sobre o Natal confesso que tive alturas que me custaram emocionalmente... A minha princesa passou o 24 comigo mas de resto não tive mais ninguém da minha família presente. Eu sei que a minha família alargou e eu já considero a família do Principesco minha; adorooooooooooo a minha sogrinha de coração; amo o Principesco; adoro a Princesa rebelde; o sogrinho; a tia; as primas; o cunhado, etc. mas não ter ali a minha mãe custou-me, foi como se me sentisse órfã! Depois sabe-los todos reunidos no 25 custou-me mais ainda mas como diz o Principesco, a nossa família são aqueles que estão connosco, sejam familiares, amigos ou conhecidos; são os que estão, os que gostam de nós como se fossemos deles!!!!!!!!!!! (vou ali limpar as lágrimas e já volto)...

...

De resto tivemos mais um jantar de Natal no sábado; a passagem de ano vai ser fora com amigos (fora de… casa; penso que vamos a um restaurante mas parece-me que os homens ainda estão a decidir) e depois temos mais um jantar no sábado e estamos a pensar fazer um lanche ajantarado para amigos no Domingo! Coisa pouca, não?

Bem, por hoje não vos maço mais mas deixo-vos com 2 ou 3 fotos que me pareceram mais mimosas! Com esta azáfama toda nem tirei fotografias a nada… shame on me!

Beijos e abreijos em vocês!


Agora vou pensar nos meus desejos para 2015 se bem que há um que eu gostava mesmo muito muito… Era uma coisa que me ia fazer aumentar consideravelmente de peso mas, não sei quando é que este desejo passa a ser de mais alguém :(
Já vos disse que adoro receber prendas? <3

A agradecer à minha sogrinha <3

A receber a minha prenda do Principesco <3
A mesa... esqueci-me dos marcadores! Só reparei nas fotos LOLOL Fui a tempo no 25 :)




1 comentário:

  1. OH OH OH

    bem, ve se bem que somos carneiras, eu tambem gosto muito de receber prendas, gosto tambem de as dar se calhar tanto ou mais do que receber.

    a Teresa é mesmo muito prendada e por isso toda a sua organizaçao corre sempre bem.

    Boas entradas e que este Novo Ano traga tudo de bom e que deseja no seu coraçao.

    bjnhs

    As

    ResponderEliminar