sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Don't give up

É por isto que cada dia que passa, me sinto cada vez mais ligada a este blog <3
ONTEM UMA LEITORA ESCREVEU-ME  ASSIM:
Como te compreendo Teresa... Consegues fazer uma coisa que eu não estou a conseguir. Controlar a alimentação ao máximo, mesmo que seja só para dar "um abanão" ao organismo, como dizes. Eu quando começo a stressar em exagero, normalmente cedo e lá vou eu ter com a minha médica no Tallon. Sei que não é a melhor opção mas é a única maneira, neste momento, de conseguir manter o peso. Mas nem os comprimidos fazem milagres e como ando mais ansiosa vingo-me nas bolachas e chocolates e lá vou engordando, um bocadinho. No Tallon sempre consegui emagrecer sem fazer dieta nenhuma, era incrível. Agora, ou é da idade (34), ou do exagero que como de doces, ou da habituação aos comprimidos, não está a dar tanto resultado. Claro que não estou a engordar como se estivesse sem medicação mas é frustrante. Já tentei fazer a dieta dos 31 dias mas não aguentei muito tempo. Falta-me a mentalização para a força de vontade voltar a surgir. Um grande beijinho e força nessa continuação de uma alimentação mais saudável :) És uma fortalhaça não recorrer a Tallon`s e Póvoas ;) A verdade é que é uma renda...”
AO QUAL EU RESPONDI ASSIM:

 Olá! Todas nós somos fortalhaças mas esta força só chega de verdade no dia que fazemos um click! Juro que quando me vi ao espelho naquele provador achei uma imagem chocante e só me apetecia desaparecer… Quando cheguei a casa tirei o espelho do sítio, que me permitia ver de corpo inteiro porque simplesmente não queria olhar… Sentia-me um balão a inchar dia após dia…
Temos de perceber que a razão que nos leva a ser assim com a comida existe e temos de a procurar intensamente! Estas razões mudam, assim como a nossa vida mas o conforto de uma coisa doce é sempre reconfortante!
Eu percebi que não estava bem, apesar de praticamente só o meu namorado e a minha melhor amiga se aperceberem da situação… Não é normal comprar um pacote de chiclas e come-lo todo de uma vez; não é normal comermos um chocolate e estarmos logo a pensar na próxima coisa que nos apetece comer… Sentia que me apetecia devorar este mundo e outro sem nunca estar satisfeita! Depois vinha o sentimento de culpa por ter comido o que não devia e era assim, repetidamente! Em relação à dieta dos 31 dias funcionou muito bem comigo na fase 1, mas depois, um conjunto de situações fez com que eu me destrambelhasse de vez! O meu namorado dizia que talvez esta dieta não fosse a mais adequada para mim mas eu queria continuar… Mas a frustração continuava por não ver o peso descer e cada vez mais tinha estes episódios de loucura…
Quando decidi ir ao meu médico não disse a ninguém… acho que só nós sabemos o que nos vai na alma e não é por não confiar nas pessoas que amamos que por vezes não partilhamos alguma informação, mas sim, por receio que não nos vão compreender e nos tentem demover da nossa decisão.
Hoje, estou contente por ter lá ido, estou medicada para o meu real problema que se escondia atrás da comida: crises de ansiedade e stress que podem ser curadas… Começo a sentir-me a pessoa mais sensata que era e serena… E esta paz não tem preço…
Se tiver de ir a um psicólogo irei; se tiver de ir a um psiquiatra decidi que não vou ter vergonha de o fazer, se o meu médico achar necessário! Às vezes necessitamos de uns ajustes e só precisamos de recorrer às pessoas certas… O Tallon e o Póvoas só adiavam o nosso problema ao invés de o resolverem…
Nós vamos conseguir… Certo? Como eu digo, We are all in this together!
Beijinhos para si e muita força! Qualquer coisa, estou por aqui!!!”

CONCLUSÃO
Afinal não somos assim tão diferentes como por vezes julgamos ser;
Não estamos sozinhas nesta luta que por vezes nos enlouquece;
Não devemos ter vergonha em pedir ajuda;
Se desistirmos hoje, podemos sempre recomeçar amanhã!

E agora, deixo-vos algumas palavras reflexo destes dias menos bons…

Chegar a ti…

Diz-me o que sentes
Não feches a mente
Mostra-me o teu sentir!

Tento chegar
Àquele lugar
Do qual tentas fugir…

Levanta a cabeça
Pois não há mal que mereça
Que te feches assim,
Que fujas de nós
Que fujas de mim!

Acredita em ti
Quero ver-te sorrir!
Deixa o sol aquecer
E a luz inundar
Esse gelado lugar
Do qual precisas sair!
Deixa-me aí chegar
Menina esperta
Por quem eu um dia
Me embeveci…

A Cinderela (para quem não sabe… é a formo como assino os meus poemas),

Beijinhos a todos, um excelente fim-de-semana e cuidado com o frio que nos espera!

Teresa B. aspirante a “Roquette”

3 comentários:

  1. Percebo bem o que dizes. Acho que me falta o tal click ou mais o equilíbrio emocional talvez. Tu qd dizes que foste ao médico, foi a um psiquiatra? Mas medicou-te e simplesmente sentiste-te melhor com isso? O meu marido é psicólogo, já fiz terapia várias vezes na minha vida mas nunca incidimos nada, nas conversas, para a comida, por acaso. Sempre foi numa de auto-conhecimento e melhoramento. Acho a psicoterapia o melhor que há mas neste momento não tenho dinheiro, pois não é barato. Quanto a medicação, só tomei a do Tallon que tem para lá uns miligramas de diazepan, mas na realidade nem noto nada. Enfim, vamos conversando todas, partilhando as nossas experiências e isso já ajuda muito. Obrigada Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!!!

      Não, quando digo que fui ao médico fui ao meu médico de família, que me conhece há mais de 20 anos!!!! Conhece os meus altos e baixos, e quando se trata de alguma coisa fora da área dele, então encaminha-me para tal... Para já estamos só os dois... ainda não precisei do psicólogo nem do psiquiatra!

      Beijinhos!!!!!!

      Eliminar
  2. Ah boa! É bom ter um médico assim. Que nos conhece bem.

    Beijinhos e tudo a correr bem!!!

    ResponderEliminar